HISTÓRICO
A ideia do pré-vestibular da UFSC surgiu através do Coordenador Geral, Otavio Auler por vir de uma cidade pequena e não ter tido a oportunidade de ter feito um pré vestibular, quando passou no vestibular ficou bastante surpreso, porém, não gostou do curso que estava fazendo, Administração, e por sua própria insistência e determinação, fez novo vestibular e com isso concretizou o seu sonho de ser professor de História.
Não satisfeito em verificar que a grande maioria dos alunos que se formam no ensino médio e fundamental muitas vezes não conseguem entrar em uma Universidade Gratuita, levou em 2003 para a Reitoria da UFSC a idéia de se realizar um pré vestibular voltado para os alunos da rede publica estadual, assim começou o pré vestibular, com 120 alunos tendo aula nas dependências da UFSC, hoje em 2011 existem 29 pré vestibulares em todo o estado, sendo este, genuinamente catarinense e o maior pré vestibular do país.
O pré vestibular tem como seus principais parceiros além da propria UFSC; o Governo do Estado, através do Secretário da Educação, Engenheiro Marco Tebaldi e também do Governo Federal.
Para que o pré vestibular seja levado para a cidade, é feito toda uma pesquisa do IDH da cidade e levado para sua GERED que escolhe a escola mais proxima ao centro e com estrutura adequada para comportar o pré vestibular.
Em Joinville existem dois pólos do pré vestibular, a EEB Profº Tufi Dippe e a EBB Celso Ramos, o mais incrível é saber que os alunos de Joinville possuem a 2ª maior taxa de aprovação nos vestibulares Federais e Estaduais (UFSC, UDESC )e a menor taxa de desistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário